• vahmurari

Como serão os banquetes, eventos sociais e corporativos com gastronomia após a pandemia do COVID-19?

Atualizado: Mai 7


Neste post daremos algumas dicas de como proteger seus convidados do COVID-19 e outras doenças transmissíveis.

Ao longo de 52 anos no Brasil e desde 1925 no Japão, a direção do Colonial já passou por inúmeras crises mundiais e regionais. Como sempre diz o Sr Shozo Yoshikawa, 2ª geração do grupo: “No momento da crise dói demais, ao ponto de achar que é um castigo, mas depois essa experiência faz com que as dificuldades futuras se tornem menos dolorosas.”

A família Yoshikawa apenas empreendendo no setor de gastronomia e eventos já passou pela 1ª e 2ª guerra mundial, ditadura (Brasil), Plano Sarney, Plano Collor, Crise da Vaca Louca no Japão, Pandemia da Influenza no Japão, Crise de 2017 no Brasil e agora COVID-19.

Em todas essas crises conseguimos ressurgir mais fortes do que antes e os procedimentos administrativos e gastronômicos fossem realizados da forma mais segura possível. Um exemplo disto é o nosso famoso bolo fake. Você sabia que o primeiro bolo fake do Brasil foi trazido pelo Colonial em 1970?

Isso porque no Japão a recomendação imposta pela vigilância sanitária é que a alimentação não ficasse exposta durante tanto tempo para que não haja contaminação cruzada. Imagine só: o bolo fica no salão antes da festa por pelo menos 2 horas, ou seja, ele fica exposto e em contato com muitas bactérias simultaneamente. Atualmente no Brasil, muitos têm um certo pré-conceito em relação à isso, mas com o surgimento da COVID-19 tudo começa a fazer sentido para os consumidores. Essa mesma filosofia já empregávamos em relação ao ponto fixo de alimentação, o réchaud.

Você já foi em banquetes em que a alimentação do jantar fica exposta durante a noite toda sem que tenha trocas de 1 em 1 hora? Pois é... Além de proibido por lei, também pode conter contaminações cruzadas aos seus convidados assim como o bolo fake. O jantar exposto até o final da festa não é benefício, e sim um descaso com a vida de seus convidados. Pensando no seu bem-estar e das pessoas que você deseja dividir um momento tão especial durante seu evento, separamos algumas dicas Algumas orientações primordiais e dicas para você: - Começando pelo mais obvio, mas quase ninguém se atenta a este detalhe, e sem este nada que vem depois faz diferença, se a empresa pode ou não trabalhar com gastronomia e ser responsável técnico por isso. Verifique se o local que será realizado o banquete possui alvará da Anvisa. Lembre-se que cada endereço, cada CNPJ, precisa ter um alvará especifico para este local. Isso significa que o ambiente aonde será preparado ou finalizado a alimentação está sendo monitorado pela vigilância sanitária e passível de fiscalização. Caso seja um buffet com 2 salões, por exemplo, cada salão deverá possuir o seu alvará com códigos e endereços diferentes. Caso não o tenha, descarte essa opção, afinal, não vale correr o risco;

- Consulte o manual de boas práticas do setor de gastronomia. Este é um manual exigido por lei com todos os procedimentos do menu do local transformado em processos seguros e dentro das normas. Vale lembrar que é obrigatório ter uma cópia em cada espaço;

- Visite a cozinha. Muitos não sabem, mas é direito do consumidor visitar a cozinha do buffet quando solicitado. É fundamental saber de onde sairá todos os pratos que serão servidos aos convidados, garantindo um conforto e uma segurança em relação à higiene do ambiente em questão. Caso seja uma central que faça a gastronomia do evento, visite a cozinha central e também a cozinha de onde será finalizada a alimentação;

- Exames médicos e laboratoriais periódicos. Exija o laudo confirmando que todos os manipuladores da alimentação do seu evento possuam exames médicos e laboratoriais em dia. Além de ser previsto em lei, protege os convidados de contaminações cruzadas pela produção;

- Responsável técnico. Obviamente toda produção precisa ter um responsável técnico, ou seja, aquele que se responsabiliza para que os manuais de boas práticas sejam cumpridos à risca. Este profissional responsável deverá estar no dia a dia da cozinha do local onde será realizado o evento. Conheça quem é a pessoa e verifique como é o trabalho do mesmo. Pergunte como é feito os cuidados da manipulação da alimentação.


Recebemos algumas recomendações vindas de nossa base no Japão, um dos países com maiores estudos de prevenção, destacamos 2 delas:

- Dar preferência para banquetes empratados, evitando contato físico de clientes com a alimentação, e diminuindo o tempo de exposição da alimentação ao ar livre.

- Evitar local com muitos corrimões, ou seja locais com escadas, caso contrario é importante que tenha uma pessoa da limpeza passando álcool toda vez que alguém sobe ou desce. Se for analisar, escada é uma das únicas ações que inevitavelmente teremos pessoas tocando o mesmo local de forma continua e obrigatória.


Anotou as dicas? Decidimos pontuar questões fundamentais para que tudo ocorra de forma cordial no dia do tão esperado evento, pois sabemos que será uma data marcada em sua memória. Todo cuidado se faz necessário e isso não deve acabar quando a situação atual se encerrar. Tais precauções devem ser eternas e progressivas.


160 visualizações

Buffet para Casamentos, Buffet para Debutantes, Serviço de Coffee Break, Espaço de eventos para palestras, São Paulo, Moema

(11) 2879-2255

Al Maracatins 62 Moema São Paulo

buffet, colonial, espaço, festas, eventos, clássico, contemporâneo, deslumbrante, versátil, sociais, corporativos, lindas, celebrações, casamentos, baile de debutantes, 15 anos, 1968, Moema, zona sul, são paulo, buffet, colonial, espaço, festas, eventos, clássico, contemporâneo, deslumbrante, versátil, sociais, corporativos, lindas, celebrações, casamentos, baile de debutantes, 15 anos, 1968, Moema, zona sul, são paulo, buffet, colonial, espaço, festas, eventos, clássico, contemporâneo, deslumbrante, versátil, sociais, corporativos, lindas, celebrações, casamentos, baile de debutantes, 15 anos, 1968, Moema, zona sul, são paulobuffet, colonial, espaço, festas, eventos, clássico, contemporâneo, deslumbrante, versátil, sociais, corporativos, lindas, celebrações, casamentos, baile de debutantes, 15 anos, 1968, Moema, zona sul, são paulo, buffet, colonial, espaço, festas, eventos, clássico, contemporâneo, deslumbrante, versátil, sociais, corporativos, lindas, celebrações, casamentos, baile de debutantes, 15 anos, 1968, Moema, zona sul, são paulo, buffet, colonial, espaço, festas, eventos, clássico, contemporâneo, deslumbrante, versátil, sociais, s, celeumbrante, versátil, sociais, corporativos, lindas, celebrações, casamentos, baile de debutantes, 15 anos, 1968, Moema, zona sul, são paulo