• Casa Colonial

Dicas de como comparar Buffets, espaços de eventos em São Paulo.

Ufaaa! Que correria, são tantos detalhes!

Já visitou os seus Buffets / Espaços de eventos preferidos para o seu grande dia? Possivelmente sim, não é mesmo!


Agora vem uma das decisões mais difíceis, a de escolher dentre todos, aquele que mais se identificou a seu estilo, concorda?


Para te auxiliar nessa tarefa desafiadora, coletamos junto a alguns especialistas em eventos (donas de assessoria, empresários do ramo de eventos e agencias de eventos) os principais pontos para que sua decisão alcance o melhor resultado possível. Como não poderíamos deixar de assessorá-lo, criamos uma forma simples e rápida para te auxiliar nesta decisão.

Principais pontos a serem analisados:


Observe abaixo dados importantes para a escolha de um buffet

- Localização do espaço de eventos

- Área útil locado para seu evento

- Criação e personalização de seu evento

- Estilo de Menu e nível das matérias primas.

- Segurança e Expertise no assunto de eventos sociais.

- Conceito e estilo da casa.

- Formatação do ambiente de convidados

- Qualidade no atendimento

- Segurança alimentar

- Área Externa do espaço de eventos


Se você já e expert no assunto e conhece tudo o que lhe mostramos acima, por certo não terá grandes dificuldades em se organizar. Contudo, se é a primeira vez que organiza uma festa como essa na qual dará um banquete, para que consiga analisar os pontos mencionados acima, formulamos algumas perguntas simples. Portanto, tente respondê-las para que sua mente fique esclarecida.

Sugerimos que crie uma tabela, e nela coloque o nome de todos os buffets que você pesquisou. Após isto, reflita bastante, e coloque um “X” no espaço que mais lhe atenda em cada quesito a seguir



- Qual dos Espaços/Buffets os quais pesquisou, você e seus convidados teriam maior facilidade de chegada, mesmo havendo enchentes e trânsito intenso?


Observe que A média geral de carros em eventos (casamentos, bodas, ou aniversários) é de 1 veículo para cada 3 convidados. Temos que nos preocupar com a segurança e com o trajeto de todos, tanto para que fiquem com boas impressões, guardando as lembranças do dia mais especial de sua vida, quanto para que você fique protegido e livre de transtornos, não perdendo o prazer da festa.

Para que seja resolvida esta questão, veja que existem mais de 3 vias para aqueles que querem chegar ao nosso espaço. Por exemplo para chegar no Colonial o convidado poderá optar por vir pela avenida Bandeirantes, avenida 23 de Maio, Av Indianópolis, Av República do Líbano, Av Ibirapuera e Av Jabaquara.

Se a rua ou avenida da porta do espaço no convite, possui 2 ou mais pistas (mesma mão), lembrando que na chegada dos veículos bastam 3 carros chegarem ao mesmo tempo para poder obstruir uma via da rua, caso não tenha mais de 2 pistas correm risco de levar multa de trânsito por obstruir outros veículos.

Reparem também em relação ao dia da semana do seu evento e horário, via em bairros com muitos prédios comerciais ficam quase intransitáveis em horários de pico, caso a festa seja em véspera de feriado ou sexta feira. Existem bairros, nos quais se gasta 1 hora para percorrer as 2 quadras no mínimo. Nesse caso, pode-se correr riscos de atrasar a sua festa ou mesmo um dos padrinhos simplesmente não chegar a tempo, atrasando tudo,


- Em relação ao Bairro do Buffet, qual deles você acha que seus convidados terão uma impressão maior de segurança e consequentemente mais tranquilidade na chegada e saída?


A primeira coisa que o convidado lerá no convite é o bairro do local do evento, automaticamente ele refletirá sobre a segurança do trajeto. Acontece, que convidados mais vulneráveis, poderão sentir medo de irem sozinhos. No dia do evento imagine seus convidados tendo que mesclar a trajetória, passando hora por bairros escuros sujos ou perigosos.

Não acredita que um salão localizado em um bairro iluminado, todo arborizados, com ruas limpas, local policiado, trará uma sensação de glamour, e será uma opção melhor? Reflita, qual das escolhas levara a melhor impressão de seus convidados?

Não se deve esquecer ainda, que a saída do evento é sempre mais perigosa do que a chegada.


- Caso seja na igreja: Qual dos locais levará menos tempo para chegar na igreja no horário do convite?


Este item é fácil, veja em um mesmo dia da semana e horário no aplicativo Waze ou Google qual tem menor tempo de trajeto.


- Qual possui maior área útil locado para seu evento?


Some todos os ambientes de uso exclusivo de seu evento, Salão, Hall de entrada mais área externa. Por exemplo no Colonial, salão Indianópolis seria (450 m2 de salão + 1.000 de Jardim = 1.450 m2 de uso exclusivo)


- Caso a noiva queira realizar o dia da noiva ou retoque de maquiagem no meio do evento, qual possui a sala mais equipada para os profissionais de beleza?


Devido ao trânsito, segurança de trajetos e ansiedade, 75% das noivas do Colonial, optam por fazer o dia da noiva no mesmo local do evento, e praticamente todas as noivas têm necessidade de retoques de maquiagem ou cabelo após a cerimônia.

Repare se a sala mais do que simplesmente bonita e espaçosa, preenchem os pré-requisitos para um profissional de beleza trabalhar de forma tranquila.

Possui poltrona reclinável com ajuste de altura? Possui poltrona lavatório de cabelo para a noiva não ter que tomar banho novamente caso o penteado não fique do agrado ou caso o profissional queira os cabelos limpos para aplicar os produtos.

Afinal, não queremos ficar com torcicolo em um dia tão especial. E sabemos que maquiador estressado poderá ser um desastre!


- Caso você queira fazer uma reunião com dj, decoradora, cerimonialista, escolha de músicas com banda, você terá liberdade de realizar o mesmo no seu tempo?


Você tem tempo sobrando para ficar rodando zona sul, leste, oeste e norte em São Paulo? Seus horários são escassos? Imagine que fará diversas reuniões em horários insanos para programar o seu evento? Onde fará as reuniões?

No Colonial por exemplo criamos o Co Work de clientes para organizar o seu evento, um ambiente aconchegante, disponível de segunda a sábado para que independentemente de estar acontecendo um outro evento na casa, você tenha a liberdade de organizar seu evento ao seu tempo, além de poder contar com nossa equipe de coordenadores em caso de alguma dúvida.


- O Espaço de eventos, possui a cozinha central no mesmo local do evento?


Você já comeu churrasco feito na hora e outro colocado em uma térmica e depois requentado? Qual gostou mais? Qual tem a melhor textura e ponto? De forma resumida essa é a diferença. Uma coisa é um prato feito na hora e outra é em outro local e apenas requentado no local. Basta perguntar se a alimentação da sua festa é totalmente produzida no local ou se é feita em uma outra cozinha externa e finalizada do espaço do evento.

Reflita, os melhores e mais saborosos restaurantes que você já foi, era tudo feita no local? Ou era esquema McDonald’s, em que tudo já vem pronto de fora? Caso tenha convidados Gourmets e frequentadores de bons restaurantes, fatalmente será reparado. Conhece algum restaurante com estrela Michelin ou bem classificado na Veja São Paulo com cozinha externa?


- Caso seja oferecido pacote de decoração, as flores são naturais e novas compradas exclusivamente para seu evento?


Nem todas as pessoas gostam de receber um Buquê de flores de plástico ou de flores reutilizadas de presente do namorado ou namorada. Quanto ser flor nova ou não, não é questão apenas de ser certo ou errado, é de ser justo pelo que estão te cobrando. Uma coisa é um vestido de primeiro aluguel outra é de 2º ou 3º aluguel. Se vendem como novo deve ser novo. Mas, como saber isso?

Basta perguntar se ao final do evento podem levar todas as flores embora. Verifique de forma cautelosa as flores dos arranjos em outros eventos do mesmo fornecedor ou local, porém averigue não apenas as flores da parte mais externa do arranjo, repare nas mais centrais do arranjo e principalmente as colocadas no fundo do salão.


- Qual espaço de eventos, você sentiu que dará um melhor atendimento antes, e durante o seu evento de forma personalizada e exclusiva? Qual equipe tem mais tempo de experiência, “horas de voo” em eventos como o seu, qual sentiu maior segurança na equipe como um todo?


Assim como um piloto de avião é avaliado dentre outras características, as horas de voo, pensamos que organizar eventos também é melhor aquele com maior experiência, tempo de casa, tradição no mercado que leva a segurança ao cliente.

Afinal eventos são repletos de eventualidades, agora quem consegue ou não resolver sem que traga este stress aos donos do evento são outros quinhentos. Quanto ao tópico exclusividade no atendimento, reflita qual das empresas possui a gestão do negócio mais próxima do cliente. São estes que possuem no final aval para resolver as coisas fora do padrão na velocidade que a cliente precisa.

Afinal sabemos que nem sempre você irá querer que o funcionário fale com alguém que fale com o superior que passa para outro e nunca chega na direção da casa, finalizando sem a resolução.

No Colonial por exemplo, com seus 51 anos de experiência, funcionários com até 40 anos de Colonial, por ser uma casa única e sem filiais trabalhamos de forma exclusiva, desde o dono da empresa, passando pelos gestores chegando até a equipe de limpeza, todos ficam sabendo de tudo que vai acontecer em todos os eventos, nome dos clientes, programação, mapa de salão e particularidades de cada um.

Desde o proprietário até os organizadores verificam possíveis furos ou erros na programação afim de alinharem tudo antes de realmente acontecer. Pensamos que este item é um dos mais primordiais para o sucesso do evento, pois cada cliente é único, com necessidades exclusivas e devem ser tratadas com proximidade.


- Qual Buffet, te dará maior liberdade de criação? Maior liberdade para personalizar os detalhes?


Para refletir este tópico basta verificar se terá a liberdade de escolher os arquitetos de seu evento, como fornecedores de decoração, som e luz, mobiliário etc.

Dizer que o decorador é bom em todos os estilos, é a mesma coisa que dizer que um arquiteto é especialista em estilo clássico e contemporâneo, conseguir fazer é diferente de ser especializado.

1, 2, 3 anos antes muitas vezes é fechado o evento, tempo suficiente para você reparar em mídias e outros eventos como convidado, novas ideias e conceitos, esse tempo é suficiente para você querer mudar diversas vezes até chegar no ideal.

Com outros organizadores de evento, você poderá mudar ou ficara preso para sempre naquilo que supostamente contratou?


- Caso você dê prioridade para sobremesa, os produtos mais caros normalmente são os chocolates e bases da receita do gelato, qual deles usa chocolate belga e gelato artesanal com base natural?


O custo de uma sobremesa com a mesma receita, que será feita com matérias primas diferentes pode fazer variar em até 10 x o custo final do produto. O sabor, textura, qualidade de um chocolate Belga em relação aos nacionais possui uma diferente brutal. No sorvete ou gelato é o mesmo, uma coisa é um gelato artesanal feita com base de frutas naturais, outra é um sorvete Kibon feito com sabor artificial industrializado, sim a experiência é totalmente diferente.

Você sabia que em um evento como o seu a lembrança mais forte em 70% dos convidados é da gastronomia? Pois é o único item que aguça praticamente todos os sentidos simultaneamente: Visão, Olfato, Paladar, Tato, Audição. Como assim audição?

Aí vai um pouco de humor: Quando mastigamos uma folha de alface por exemplo escutamos o som da mastigação concorda?


- No Jantar, caso tenha peixe, quais das organizadoras de eventos, usa o peixe de Mar Profundo, dando melhor estética e garantia de não ter espinhos e gosto de terra?


Ninguém gosta de ter que ir ao Banheiro tentar retirar uma espinha que ficou presa no jantar no meio de um casamento certo? O gosto de terra em peixes de água doce também é algo com muita rejeição por parte dos convidados, são os itens mais reclamados quando se trata de peixes.

Evite realizar um casamento por exemplo, com uso de peixes de água doce como Saint Peter que no final nada mais é que tilápia. Além da estética pobre no prato por ser uma posta muito fina, atrapalha na experiência de muitos convidados.

Precavendo-se de tais erros, você evitará que falem mal da comida de seu evento ou simplesmente excluam o peixe de seu menu.


- Qual dos dois da maior foco na melhoria continua dos serviços? Escuta mais os clientes?


Basta checar no reclame aqui, quem tem menos casos e o mais importante quem resolve o problema quando existe?

Não basta apenas ter poucas reclamações, precisa querer resolver caso exista. Fique atenta para empresas que não respondem ou não resolvem os problemas alegados, por exemplo no site Reclame Aqui. Ter problema é grave agora não querer resolver é inaceitável para os dias de hoje. Seu evento será único e deve ser perfeito, sabemos que você merece uma empresa que faça questão de melhorar continuamente o seu trabalho, e isso só é possível escutando o que seus clientes têm a dizer. Empresas que não escutam fatalmente estarão fadados ao fracasso levando junto com eles seus clientes e seus eventos.


- Em relação ao salão, qual você considera mais versátil para a personalização?


Fechando o espaço de eventos do seu dia mais sonhado, começamos a liberar nossa mente criativa e passar a personalizar cada detalhe do evento. Estilo, cores, tipo de flores, equipamentos de cenografia, mobiliário etc. O espaço possui neutralidade para receber vários tipos de cores e estilos? Ou possui uma cara muito própria e marcante?

Nos limitar na criação devido ao espaço não ter versatilidade é um dos piores pesadelos para a nossa imaginação. Por exemplo: Penso em um estilo clássico, adoro lustres de cristais, mas o espaço é todo contemporâneo, parede escura, teto preto tipo galpão, colocar um lustre de cristal em um local como este seria um enorme risco, uma aparência de uma peça fora do lugar. O que esse lustre está fazendo aí? Uma sensação de desarmonia com o contexto geral.

Um local versátil é aquele com paredes, tetos e pisos neutros. Cores claras e fáceis de refletir uma iluminação cênica. Uma parede clara consegue ficar da cor que o cliente desejar, basta mudar a cor da iluminação cênica. Uma parede de tijolos não tem como mudar de cor, é aquilo e pronto.


- Álcool, iluminação de festa, escuro, som alto, salto alto e vestido longo não combina com escada, levando sérios risco de acidente. Qual dos dois possui o salão térreo?


Você já viu alguém cair da escada? Sabe que depois que bebemos algumas ficamos um pouco mais desatentos para possíveis acidentes. Evite locais com 2 andares com fluxo constante durante sua festa. Mesmo tendo elevador, quem pega elevador durante a noite toda para descer apenas 1 andar?

Imagine alguém caindo da escada, com fratura exposta... A festa poderá acabar, ainda mais se for alguma criança ou pessoa de idade. Basta um fato como este para todo o planejamento e investimento ir por água abaixo.


- Em relação a transparência, qual você achou que possui maior transparência na formatação de orçamento, tanto em relação a escolha de menu quanto na apresentação de valores?


No fundo todos nós sabemos que nada é de graça, tudo tem seu custo, ninguém faz milagres em eventos. Muitas vezes pacotes supostamente completos omitem informações importantes que podem ser cobrados posterior ao fechamento. Tudo que está incluso está bem descrito na proposta?

O vendedor te passou segurança nos detalhes ou simplesmente está vendendo o suposto melhor preço?

Ganhar sessão de fotos de presente, e depois ver que na verdade era apenas um ensaio no estúdio e isso era apenas uma isca para vender o pacote do evento, não é benefício é propaganda.

Ganhar uma noite de núpcias sendo que este custo foi incorporado no valor de menu não é cortesia é pagar uma coisa que não pediu. Uma vez que você pode se hospedar em qualquer lugar caso assim a escolha.

Reflita com cuidado com os que vendem milagres em formato de pacotes de eventos.


- Qual dos Buffets oferece uma equipe de Garçons mais bem treinada e especializada em eventos como o seu?


Você já foi em uma festa de formatura ou evento com garçons em que quem servia era o famoso Garçom da gorjeta? Aquele que passa a te atender “melhor” apenas depois que você do algum benefício?

70% da mão de obra de um banquete é composta por garçons, ou seja, possuem um papel de atendimento primordial para qualquer serviço de banquetes. Quem são eles? Como são treinados? Qual o nível de comprometimento deles com a casa e consequentemente com o cliente?

No mercado muitos usam os garçons de cooperativa terceirizado, que enviam mão de obra para qualquer local, não tendo intimidade no final com nenhum deles, sem comprometimento com nenhuma das casas e no final também com nenhum cliente, não cria um laço emocional com a filosofia da empresa e no final viram apenas mão de obra paga para trabalhar tantas horas para carregar bandejas.

No Buffet Colonial por exemplo, temos uma equipe fixa de líderes composta de Maitre, Sub Maitre, Chefe de Fila, Garçons líderes e Garçons que estão todos os dias na casa em contínuo treinamento e com a filosofia da casa impregnado em seu estilo de trabalho.

Nosso Maitre Eduardo já possui 38 anos de Colonial, começando aqui como auxiliar e hoje é o nosso número um do Salão, nossos líderes de salão possuem no mínimo 10 anos de casa. Sabem o que fazem, possuem experiência com eventos, tem amor por atender e realizar sonhos, prazer em servir.

Nossos garçons freelancers são todos escalados e treinados durante no mínimo 1 mês, diretamente pelos nossos líderes, antes de ser tornarem garçons de eventos. Durante sua estada no Colonial são tratados dentro das leis de trabalho, com carga horária saudável de no máximo 8 horas de trabalho.

Isso nitidamente é refletido no sorriso do rosto destes membros. Em eventos de casamentos, 15 anos, por ser um evento de 8 horas, escalamos 2 equipes, uma equipe apenas da montagem, e outra apenas do evento.

O reflexo é além da saúde do trabalhador, é a energia e simpatia com seus convidados. Ninguém consegue ser simpático estando exausto. Pergunte sempre qual a carga horária dos garçons que servirão o evento, pergunte se a equipe da noite é a mesma que monta a festa, se sim, basta somar as horas do antes e durante para saber se estão trabalhando 8 horas ou 12...15 horas seguidas.


- Você olhou a estrutura da cozinha internamente? Qual dos dois te passou maior segurança alimentar?


Sempre faça questão de checar a cozinha que será produzida a gastronomia de seu banquete, em caso de buffets de rede com cozinha fora em que a comida é requentada no local do evento, peça para olhar tanto a cozinha do local quanto a cozinha central externa, e cheque como é transportado a alimentação de um local para outro, se possui caminhão refrigerado, qual temperatura é transportado, se possui acompanhamento de algum profissional da área da saúde para controlar a temperatura da saída e chegada da alimentação no local. Isso não é exagero, é lei.

Sabemos que talvez por não ser profissional da área seja difícil de avaliar, porem se lembre que além do risco de contaminação de seus convidados, estamos falando talvez do maior investimento do seu evento, que é o Buffet. Gastar 10 minutos para verificar a cozinha para não se arrepender depois não é pedir tanto assim.

Se lembre que a empresa é obrigada por lei a mostrar a cozinha, caso seja recusado a entrada na cozinha, além da infração passível de processo, talvez não queiram que você veja alguma coisa.


- Qual possui a área externa mais adequada para seu evento?


Nada melhor do que um local que você possa realizar sua cerimônia ao ar livre, ou simplesmente ter um ambiente externo para relaxar depois de beber algumas.

Nos dias de hoje, em São Paulo principalmente áreas verdes são muito valorizadas para nós. Sair daquela caixinha, ter um local para poder respirar ao ar livre, um ambiente seguro para os fumantes, cenografia com arvores para fotos, local perfeito para beber e conversar com seus familiares e amigos. Qual dos espaços possui a área externa realmente aberta ideal para a melhor experiência de seus convidados durante a festa?


Se não encontrou nada igual ao Colonial, saiba que aqui sim, você tem qualidade, elegância e a certeza de marcar o dia mais importante de sua vida de maneira sobrenatural!

É por isso que somos únicos, somos o Buffet Colonial!

Gastronomia, eficiência, catering e espaço para eventos sem igual!

Telefone: 11-2879-2255

WhatsApp: 11-99795-1423


Eventos: eventos@buffetcolonial.com.br

Telefone:

(11) 2879-2255

Midias @colonial


Confira no vídeo abaixo um pouco da experiência de nossa cliente no Colonial.


Buffet para Casamentos, Buffet para Debutantes, Serviço de Coffee Break, Espaço de eventos para palestras, São Paulo, Moema

(11) 2879-2255

Al Maracatins 62 Moema São Paulo

buffet, colonial, espaço, festas, eventos, clássico, contemporâneo, deslumbrante, versátil, sociais, corporativos, lindas, celebrações, casamentos, baile de debutantes, 15 anos, 1968, Moema, zona sul, são paulo, buffet, colonial, espaço, festas, eventos, clássico, contemporâneo, deslumbrante, versátil, sociais, corporativos, lindas, celebrações, casamentos, baile de debutantes, 15 anos, 1968, Moema, zona sul, são paulo, buffet, colonial, espaço, festas, eventos, clássico, contemporâneo, deslumbrante, versátil, sociais, corporativos, lindas, celebrações, casamentos, baile de debutantes, 15 anos, 1968, Moema, zona sul, são paulobuffet, colonial, espaço, festas, eventos, clássico, contemporâneo, deslumbrante, versátil, sociais, corporativos, lindas, celebrações, casamentos, baile de debutantes, 15 anos, 1968, Moema, zona sul, são paulo, buffet, colonial, espaço, festas, eventos, clássico, contemporâneo, deslumbrante, versátil, sociais, corporativos, lindas, celebrações, casamentos, baile de debutantes, 15 anos, 1968, Moema, zona sul, são paulo, buffet, colonial, espaço, festas, eventos, clássico, contemporâneo, deslumbrante, versátil, sociais, s, celeumbrante, versátil, sociais, corporativos, lindas, celebrações, casamentos, baile de debutantes, 15 anos, 1968, Moema, zona sul, são paulo