• Casa Colonial

Dicas de como fazer o Menu de Mesa

Atualizado: Fev 5

Menu de Mesas para eventos sociais e corporativos - Dicas Buffet Colonial



ORIENTAÇÕES DE COMO FAZER CARDÁPIO (MENU) DE MESA


Muitos clientes optam por colocar o menu impresso nas mesas dos convidados – ajuda a reforçar a identidade da festa e até já faz parte da decoração de mesa.

Ao longo dos eventos organizados pela equipe do Buffet Colonial, percebemos que o mesmo necessita de cuidados especiais para que o investimento seja justificável, pois não devemos esquecer seu principal objetivo, que é ser um instrumento com o qual o convidado pode acompanhar o que será servido do jantar até a sobremesa.

Por este motivo, segue abaixo algumas orientações básicas do que recomendamos e o que não recomendamos.



DADOS TÉCNICOS DO MENU DE MESA:


TAMANHO E ESTILO DE FONTE:


O menu precisa estar sim bonito, mas antes disso precisa ser legível, caso contrário perde sua funcionalidade e deixa de fazer sentido.

Por esse motivo o Menu deve ter - pelo menos na parte interna - o tamanho de fonte no mínimo 12. Menor que isso, alguns convidados terão dificuldade de ler. Principalmente porque estamos falando de diferentes faixas etárias, e também porque a iluminação ambiente é geralmente bem aconchegante, diferente da iluminação de escritório.

Também é importante que a fonte escolhida seja clara e limpa.


QUANTIDADE, ESPESSURA E TAMANHO IDEAL:


O menu ficará sobre a mesa, geralmente em posição vertical, por aproximadamente 4 horas (2 horas antes do evento, e durante o evento por mais 2 horas). Se a gramatura não for firme o suficiente, o menu pode cair e deformar. Por isso recomendamos que a gramatura do papel utilizado seja de no mínimo 230 gramas, para que não fique torto.

Sobre o tamanho, o ideal é que seja de no mínimo 15cm x 10cm. Caso seja maior, deverá ter uma proporção adequada, pois um menu alto demais com base curta é fácil de cair.

Quanto à quantidade de menus, o ideal é que tenha no mínimo 2 por mesa. É recomendado que seja produzido cerca de 20% a mais do que o contratado, para possíveis imprevistos, por exemplo: num evento de 250 convidados com 8 lugares por mesa, produzir:

250pessoas / 8mesas = 32 mesas x 2 menus = 64 menus + 20% = 76 Menus de Mesa.


LAYOUT VISUAL (CAPA)


Capa com o nome do ou (dos) anfitriões da festa e a palavra (Menu ou Cardápio), seguido da data do evento.


LAYOUT VISUAL (CONTRA CAPA)


Pode ser inserida alguma citação ou mensagem, fazendo com que este se torne uma lembrancinha do evento para os convidados.


INFORMAÇÕES (MENU INTERNO)


O principal objetivo do menu é informar o que será servido daquele em diante. Por isso é importante que contenha as informações única e exclusivamente do Jantar - lembrando que estamos falando de uma quantidade grande de convidados 50, 100, 300 pessoas ou mais. Assim, quando o convidado se sentar à mesa ele visualizará os pratos principais que irá saborear (jantar, sobremesa, bebidas).

Todos os itens que vierem antes ou depois deste momento não são interessantes registrar.Caso contrário, podemos ter convidados achando que os demais serão servidos enquanto ele estiver na mesa.


Se colocarmos a informação de coquetel no menu, os convidados que chegam atrasados, 10... 20... 30 minutos, podem querer iniciar a sequência em um momento em que uma boa parte do menu já foi passado.


Como a logística não permite que voltemos a sequência (pois trabalhamos com uma linha de produção de forma contínua e progressiva, onde centenas de itens do mesmo tipo são liberados de uma só vez), geralmente a informação adicional confunde e causa constrangimentos, pois os convidados não vão entender o método de produção dos mesmos.


Além disso, durante o coquetel muitos convidados ficam rodando o salão, conversando com outros convidados, e se postam nas mesas apenas no momento em que o jantar será servido. Nosso serviço é focado em nichos de mesas, ou seja, caso o convidado se locomova, não temos como rastrear o que ele comeu ou não. Dessa forma, apesar de termos uma logística bem estruturada de garçons, pode acontecer de um convidado ter experimentado poucas entradinhas, enquanto outro convidado tenha experimentado quase todas. Quando o primeiro convidado resolver sentar e olhar o menu de mesa, pode querer pedir algum dos canapés que já foram passados anteriormente, e recai na questão da linha de produção.


Com informações básicas evitamos constrangimentos, até mesmo para aqueles que não estão acostumados a frequentar grandes banquetes.


Equipe de Coordenação de Eventos do Buffet Colonial.

Desde 1968 especializados em grandes Banquetes de Luxo.








FALE CONOSCO

Colonial, espaço de eventos e gastronomia para eventos.

Telefone: 11-2879-2255

WhatsApp: 11-99795-1423

Mídias sociais: @colonial

Al Maracatins 62 Moema São Paulo

eventos@buffetcolonial.com.br

Buffet para Casamentos, Buffet para Debutantes, Serviço de Coffee Break, Espaço de eventos para palestras, São Paulo, Moema

(11) 2879-2255

Al Maracatins 62 Moema São Paulo

buffet, colonial, espaço, festas, eventos, clássico, contemporâneo, deslumbrante, versátil, sociais, corporativos, lindas, celebrações, casamentos, baile de debutantes, 15 anos, 1968, Moema, zona sul, são paulo, buffet, colonial, espaço, festas, eventos, clássico, contemporâneo, deslumbrante, versátil, sociais, corporativos, lindas, celebrações, casamentos, baile de debutantes, 15 anos, 1968, Moema, zona sul, são paulo, buffet, colonial, espaço, festas, eventos, clássico, contemporâneo, deslumbrante, versátil, sociais, corporativos, lindas, celebrações, casamentos, baile de debutantes, 15 anos, 1968, Moema, zona sul, são paulobuffet, colonial, espaço, festas, eventos, clássico, contemporâneo, deslumbrante, versátil, sociais, corporativos, lindas, celebrações, casamentos, baile de debutantes, 15 anos, 1968, Moema, zona sul, são paulo, buffet, colonial, espaço, festas, eventos, clássico, contemporâneo, deslumbrante, versátil, sociais, corporativos, lindas, celebrações, casamentos, baile de debutantes, 15 anos, 1968, Moema, zona sul, são paulo, buffet, colonial, espaço, festas, eventos, clássico, contemporâneo, deslumbrante, versátil, sociais, s, celeumbrante, versátil, sociais, corporativos, lindas, celebrações, casamentos, baile de debutantes, 15 anos, 1968, Moema, zona sul, são paulo