• Casa Colonial

Gastronomia em Casamentos no Buffet Colonial, como funciona?

Atualizado: Ago 25

Neste post daremos dicas de como alinhar a gastronomia da sua festa de casamento, será explanado também, como funciona o setor de gastronomia do Buffet Colonial.


Gastronomia de Casamento Buffet Colonial

Ao longo destes 52 anos realizando os principais banquetes de casamento de São Paulo, o Buffet Colonial, a casa mais tradicional da América Latina em casamentos, mantém sempre o seu princípio de fornecer uma gastronomia de luxo aos seus convidados.

Para nós o Luxo não significa ser caro, e sim algo que seja feito para você, que supere as expectativas, e este só acontece quando conhecemos a sua expectativa, faz sentido?

Para isso vendemos projetos de festas de casamentos, e não pacotes ou combos pré-moldados, como hoje em dia é bem comum em nosso mercado.


Neste vídeo de 2 minutos, o nosso Chef Executivo Dalsasso, mostra um pouco de nossos bastidores do setor de Gastronomia: Cozinha quente, cozinha fria, padaria, gelateria, chocolateria, pâtisserie, massaria.


Organograma:

- Chef Executivo: responsável pela criação de novos pratos, administração de custos, contato com cliente, novos negócios gastronômicos da casa.

- Chef de Cozinha: é o capitão do time, aquele que joga junto liderando a equipe, respondendo diretamente ao Chef executivo.

- Chef de Pâtisserie: lidera o setor de produção de doces, gelatos, bolos, pães. A confeitaria é um setor de exatas, tudo é pesado, cronometrado, verificado a temperatura exata, ou seja, é a pessoa que também certifica de que a formula está sendo seguido conforme a ficha técnica.

- Padeiro: responsável pela produção de pães.

- Masseiro: responsável pela produção de massas

- Confeiteiros: responsável pela produção de doces

- Cozinheiros: responsável pela produção de pratos

- Auxiliares de cozinha: responsável pela produção de pratos

- Lavagem: responsável pela lavagem de material da cozinha


É uma cadeia complexa, que funciona separada, mas no final tudo se junta, ou seja, é necessário que o menu tenha um contexto único, porem com dezenas de receitas diferentes.


A Cozinha:

A cozinha que produz toda a gastronomia do banquete é no mesmo local de nosso salão, esta questão sempre foi primordial para nós, uma vez que garante um padrão mais elevado e também reduz em 70% os riscos de contaminação cruzada segundo a ANVISA.

Tente lembrar o restaurante mais gourmet que você já conheceu.

Pesquise os melhores restaurantes do mundo, aqueles com estrela Michelin.

Algum deles possui cozinha central fora do restaurante?

Certamente não, por qual bom motivo?

Resposta: Gestão de padrão e qualidade, perda de textura e sabor ao requentar um produto, contaminação cruzada em transporte, estoque no mesmo local do evento evitando imprevistos de acabar a comida caso venha mais convidados, maior proximidade com o cliente final e o setor de gastronomia. Pré preparo e finalização mais próximo possível do momento da soltura dos pratos, garantindo maior frescor nos pratos. O Chef quer ver o produto sendo pré preparado, finalizado e finalmente o mais importante, sendo apreciado pelo cliente final. O Chef que ama o que faz, quer ver a louça retornando do salão vazia.

Sabe quando fazemos um vestido sob medida?

Não é legal ver a costureira costurando seu vestido? Assim você pode personalizar melhor ou corrigir possíveis equívocos da produção.


Segurança Alimentar:

Gastronomia de Casamento Buffet Colonial

Esta questão é muito importante, saiba que trabalhar com gastronomia é como trabalhar em hospital, lidamos com saúde, bem-estar, higiene. E isso depende de vários fatores.

Segue alguns dos principais pontos que o Buffet Colonial segue em banquetes de festas de casamentos ou outros:

- Exame médico preventivo periódico em toda equipe


- Auditoria de higiene alimentar feita por especialistas terceiros.

- Manual de boas práticas implantada para todos os procedimentos de manufatura de alimentos.

- Câmara resfriada de produtos in natura (ainda não manipulados), separada dos produtos já manipulados, evitando contaminação externa, cruzada.

- Equipamentos de aço inox, piso Gail (não penetra agua, não mofa).

- Ralos e janelas com tela de segurança (contra insetos e roedores).

- Uniformes lavados em nossa própria lavanderia industrial, evitando contaminação externa.

- Produtos de limpeza marca Sparta, mesmo usado em hospitais.

Visite nossa cozinha, e conheça um pouco de nossos bastidores.


Qual o Menu ideal para sua festa de Casamento?

Gastronomia de Casamento Buffet Colonial

Supondo que o banquete de sua festa de casamento, seja composto de coquetel, jantar ou almoço, sobremesa e mesa de café.

Dica: Monte o menu apenas depois de montar um cronograma resumido de sua festa, assim você evita erros e principalmente gastos desnecessários. Ou seja, evita comprar itens que no final não serão servidos, ou se servidos ninguém vai comer.




Mas como faço isso?

Vamos lá, o ideal é que faça junto com um profissional especializado em eventos e gastronomia para elaborar isso com maior precisão.

É necessário saber:

- Quantidade de convidados

- Local da cerimônia

- Se existe alguma cultura especifica que norteie a festa (Judaico, Asiático, Árabe e etc.)

- Faixa etária média dos convidados

- Perfil gastronômico do casal, família e dos convidados

- Horário previsto para início e fim do evento, tempo que o buffet contratualmente dispõe de seu serviço, se lembre, que liberar para começar a festa antes, nem sempre vem acompanhando de serviço, por exemplo, cerimônia no local, é necessário para o conforto de seus convidados um serviço de bebidas, e talvez de comes, isso esta disponível pelo Buffet? Não recomendamos deixar seus convidados passarem sede.

Com os dados acima, o consultor do Buffet deve montar um cronograma de sua festa, e saber quanto tempo teremos para cada etapa.

Por exemplo:

6:30- Convite

7:00 - Cerimônia no local

8:00- Inicio do coquetel

9:30- Entrada do casal, corte do bolo e brinde.

10:00- Inicio do Jantar

11:00- Inicio pista de dança

Menu da madrugada

2:30 - final do evento


Repare que neste exemplo, o cliente quis 90 minutos de coquetel (máximo recomendado para conforto dos convidados), servimos em torno de 10 unidades por pessoa em 90 minutos, e para que o seu convidado não repita o mesmo item várias vezes 9 tipos de canapés diferentes é interessante para a experiência positiva de seus convidados. Se fosse um coquetel de 50..60 minutos, não faria sentido comprar um coquetel com 10 variedades de canapés por exemplo, ou o Buffet não serviria todos eles, ou se serviu, não serviu todos os itens à todos os convidados, e você talvez nunca fique sabendo disso.

Jantar com início às 10:00 da noite, dependendo da cultura familiar isso pode ser tarde demais, tendo que mudar todo o cronograma ou retirar o coquetel do menu e já ir direto para o jantar.

Por ser o cerimonial no mesmo local do banquete se ganhou um tempo, já se iniciando o coquetel logo no final da cerimônia. Isso permite uma confraternização mais prolongada do momento do coquetel, voltamos a questão dos 90 minutos de coquetel.

Uma hora apenas de jantar, para que a pista seja iniciada o quanto antes, isso ocasiona na sobremesa sendo servida junto com o dançante. É interessante neste caso que a sobremesa seja servida em ponto fixo, mesmo que o jantar seja empratado, pois caso sirvamos os convidados na mesa com eles na pista, quem vai comer?

Gastronomia de Casamento Buffet Colonial

Entrada e corte de bolo, é o ponto da festa que quebra o coquetel para posterior início do jantar. É o momento mais adequado, pois os convidados ganham novamente um foco central, os noivos, e com isso facilita a abertura do jantar de uma forma organizada.

O menu da madrugada é recomendado que seja em torno de 2..3 horas depois do jantar, antes disso ninguém esta com fome, e muito depois, pode ser que acabe a festa. Este serviço é bom deixar para sentir o momento mais adequado durante a festa, um Maitre experiente consegue sentir o momento correto. É o caso do Maitre Eduardo do Colonial, com 35 anos de casa, sabe calcular de forma precisa o padrão comportamental de cada publico.

Enfim, perceba que tudo é ligado em um evento, nenhum evento é igual ao outro, e da mesma forma o menu também precisa ser moldado ao seu casamento.

No Colonial, nossas consultoras alinham toda a programação, mapa de mesas e todos os detalhes para oferecer o menu mais adequado com o melhor custo benefício.


Conceitos gastronômicos Buffet Colonial:

Vamos falar de alguns produtos, matérias primas, diferenciais e método de preparo artesanal para podermos explanar um pouco sobre este tópico.


Massas artesanais:

Gastronomia de Casamento Buffet Colonial

Um dos pontos fortes de nossa gastronomia é a massa recheada, produzida de forma artesanal no Colonial, com Grano Duro, dando uma textura mais firme, destacando mais o recheio de queijo nobre, pois o molho não penetra na massa tão rápido. Para quem conhece uma boa massa Italiana, percebe a diferença logo na primeira garfada.

O nosso molho de tomate, é também feito de forma artesanal na casa, com tomates orgânicos, ao qual você consegue sentir o aroma natural do tomate, e também um leve adocicado natural, por ser orgânico, mantendo o paladar preparado para o prato principal.


Risoto:

Gastronomia de Casamento Buffet Colonial

O grão utilizado em nosso risoto é importado da Itália, que mantém a casca do grão firme por mais tempo, dando suculência, mas com o grão inteiro firme Al Dente.

Para puxar o risoto, usamos um caldo de legumes natural feito na casa, dando a opção para os vegetarianos de sua festa.

A sensação gustativa para quem experimenta o nosso risoto é de uma explosão de sabores, cada grão que você



morde, sentira o caldo de legumes saindo de dentro dele, e levando um segundo sabor para a sua boca.

Por ser um produto mais firme do que o nacional, se adapta bem ao Réchaud, pois ali fica por um bom tempo, sem perder o ponto. Para quem conhece um bom risoto, irá perceber na hora.

Faça bonito no seu dia mais especial, e não corra o risco de servir uma papinha no lugar do risoto.


Pães e Bolos:

Gastronomia de Casamento Buffet Colonial

Você sabia que toda os pães servidos no Colonial são produzidos aqui mesmo?

De forma artesanal, com método Levain, fermentação natural, que além trazer benefícios à saúde, engorda menos, e tem um sabor muito mais leve, não deixa aquele sabor ácido na boca.





Chocolateria:

Gastronomia de Casamento Buffet Colonial

Qual a diferença do Chocolate Belga?

Um sabor leve e ao mesmo tempo encorpado, uma sequência de sensações que não acaba no açúcar, ficando na memória gustativa de todos os seus convidados de uma forma agradável.

Para seu dia mais especial, surpreenda positivamente seus convidados!

No Colonial, usamos o Chocolate Belga Callebaut de forma exclusiva, afinal sua festa se destaca pelos pequenos detalhes que trazem grandes experiências aos seus convidados.


Quer ter uma gastronomia que impressione positivamente a todos os seus convidados?

Fale conosco!

Nossa equipe de consultoras em banquetes de festas de casamentos, estão prontas para lhe auxiliar na montagem de seu projeto.


Buffet Colonial

desde 1968, servindo à você.

www.buffetcolonial.com.br

eventos@buffetcolonial.com.br

Al Maracatins 62 Moema SP

@colonial

Gastronomia de Casamento Buffet Colonial


Buffet para Casamentos, Buffet para Debutantes, Serviço de Coffee Break, Espaço de eventos para palestras, São Paulo, Moema

(11) 2879-2255

Al Maracatins 62 Moema São Paulo

buffet, colonial, espaço, festas, eventos, clássico, contemporâneo, deslumbrante, versátil, sociais, corporativos, lindas, celebrações, casamentos, baile de debutantes, 15 anos, 1968, Moema, zona sul, são paulo, buffet, colonial, espaço, festas, eventos, clássico, contemporâneo, deslumbrante, versátil, sociais, corporativos, lindas, celebrações, casamentos, baile de debutantes, 15 anos, 1968, Moema, zona sul, são paulo, buffet, colonial, espaço, festas, eventos, clássico, contemporâneo, deslumbrante, versátil, sociais, corporativos, lindas, celebrações, casamentos, baile de debutantes, 15 anos, 1968, Moema, zona sul, são paulobuffet, colonial, espaço, festas, eventos, clássico, contemporâneo, deslumbrante, versátil, sociais, corporativos, lindas, celebrações, casamentos, baile de debutantes, 15 anos, 1968, Moema, zona sul, são paulo, buffet, colonial, espaço, festas, eventos, clássico, contemporâneo, deslumbrante, versátil, sociais, corporativos, lindas, celebrações, casamentos, baile de debutantes, 15 anos, 1968, Moema, zona sul, são paulo, buffet, colonial, espaço, festas, eventos, clássico, contemporâneo, deslumbrante, versátil, sociais, s, celeumbrante, versátil, sociais, corporativos, lindas, celebrações, casamentos, baile de debutantes, 15 anos, 1968, Moema, zona sul, são paulo